Blog Malabo

O canto dos pássaros...

O canto dos pássaros...

Por Malabo 21/12/2015 18:45:54

Nessa coluna, deixaremos um pouco nossos amigos cães e gatos de lado e falaremos um pouco de nossas belas aves. Ao longo dos anos, as aves vêm ganhando muito espaço nos lares das famílias brasileiras como animal pet, provavelmente por apresentarem características diversas e algumas vezes exclusivas tais como: capacidade de brincar, demonstrar ciúmes, bom humor, inteligência, carência, afeto e reprodução da fala.

Esses barulhentos e adoráveis pets preenchem nossos dias com suas brincadeiras e melodias, e encantam pela beleza individual. Engana-se quem pensa que não pode ter uma ave como pet, servindo de companhia. Periquitos, papagaios, araras e principalmente cacatuas são extremamente carentes e adoram um chamego. Se puderem passear de vez em quando, vão adorar! Não é raro encontrarmos nos corredores dos shoppings cacatuas desfilando nos braços de seus donos. Um luxo só! Se você tem interesse em adquirir uma dessas aves, saiba que devem ter origem comprovada e documentação correta, com anuência do órgão federal IBAMA.

Algumas diferenças entre elas: 

PSITACÍDEOS: Aves que pertencem à ordem dos papagaios. São dessa ordem os pequeninos periquitos (ex periquito australiano), Tuins, Calopsitas, Pyrrhuras, Jandaias, Lóris, Maritacas, Ararinhas, Ecletus, Papagaios inclusive as grandes e exuberantes Araras e Cacatuas. Características: A família dos psitacídeos (papagaios) é caracterizada por possuir indivíduos com o bico curvo e a língua redonda, sendo estes dois fatores fundamentais para surgir a maior virtude dos papagaios que é a “capacidade da reprodução da fala humana”. São aves inteligentes, carinhosas e muito companheiras.

PASSERIFORMES: Aves popularmente conhecidas como passarinhos, pertencem a este grupo os pequenos: Coleirinha, Canário, Patativa, Curió, Pintassilgo, Cardeal, Tico-tico, Azulão, Bicudo, Pássaro preto e Sabiá, Sanhaço, Saíra, Picharro (trinca-ferro), Bico de pimenta, Corrupião, etc. Características: Os indivíduos da ordem dos passeriformes são caracterizados pela emissão de cantos melódicos e muito agradáveis.

TUCANOS, ARAÇARIS, TURACOS e MAINÁS: Essas aves diferenciam-se pelas cores, pelo comportamento e até pelo formato de seus bicos, que nos Tucanos e Araçaris são muito longos, auxiliando a atividade predatória. Os Mainás, assim como os papagaios, têm a virtude da reprodução da fala. Essa incrível característica cativa qualquer pessoa que possa passar alguns momentos junto deles. Os Turacos, aves africanas, possuem um colorido muito especial e alçam vôos sublimes e elegantes. Antes de adquirir uma ave como pet, certifique-se qual espécie se adapta melhor ao seu ritmo de vida e consiga suprir as suas expectativas. Assim como outros seres vivos, elas necessitam de cuidados básicos diários, além de muito de carinho e atenção. Somente assim você poderá desfrutar de agradáveis momentos na companhia de uma ave feliz e saudável.

CURIOSIDADE: “Brasil, terra dos papagaios”... Nossa terra já era assim chamada antes do nome de Brasil ser popularizado (Brasilia, sive terra papagallorum)