Blog Malabo

Seu cão não quer brincar? A culpa pode ser sua!

Seu cão não quer brincar? A culpa pode ser sua!

Por Malabo 17/03/2016 17:44:00
Quantas vezes você chama o seu cachorro pra brincar e ele não vem? É comum pensar que ele está com preguiça ou sem vontade no momento, mas a verdade é que a culpa pode ser sua!

De acordo com um estudo, muitos sinais que os humanos dão aos cães quando querem brincar são ineficazes. Enquanto o cérebro humano entende alguns gestos como um convite para a brincadeira, para os cachorros estamos apenas balançando as mãos sem motivo aparente.
 
Os pesquisadores pediram para que os voluntários brincassem com seus cachorros por 5 minutos e gravassem esse momento. Eles deveriam brincar como normalmente fazem, mas sem nenhum brinquedo ou objeto.
 
Com base nos vídeos, os pesquisadores identificaram os 35 gestos mais usados para chamar os cachorros para brincar, como bater a mão no chão, bater palmas, empurrar ou encostar no cachorro, se inclinar, assoprar, latir ou pegar as patas do cão.
 
Identificar o comportamento humano foi apenas o primeiro passo, o verdadeiro objetivo era saber quais sinais realmente são entendidos pelos cães.
 
A ativista e pesquisadora comportamental Nicola Rooney liderou o estudo. Ela e seus colegas descobriram que a popularidade de um gesto não significa que ele será bem sucedido. Por exemplo, bater a mão no chão foi o sinal mais usado pelos tutores, mas apenas 38% dos cachorros brincaram após verem esse gesto.
 
Agarrar o cachorro ou bater palma também foram gestos bem populares que não tiveram bons resultados.
 
Beijar o cão e bater o pé no chão tiveram 0% de eficácia.
 
Mas nem tudo está perdido! Esses foram os sinais que tiveram grande sucesso com os cães: brincar de pega-pega, bater no próprio peito para que o cachorro pule, pegar ou segurar suas patas e abaixar na frente dele.
 
E o seu cachorro, te entende quando você o chama pra brincar?