Blog Malabo

Estudo comprova: mulheres vêem cães como filhos

Estudo comprova: mulheres vêem cães como filhos

Por Malabo 22/02/2016 09:50:18
Mulheres vêem cães como filhos - Já diz o ditado, Mãe de Cachorro também é mãe. Brincadeiras à parte, alguns pesquisadores do Massachusetts General Hospital resolveram estudar a questão a fundo e fizeram uma descoberta impressionante: não é que é verdade?

Para conduzir o estudo, 14 mulheres mães de um filho entre 2 e 10 anos e tutoras de um cachorro há mais de dois anos foram convidadas a participar de duas sessões:  uma visita em suas casas, onde foram convidadas a preencher um questionário sobre o seu relacionamento com o seu filho e o seu cachorro, e posteriormente uma ressonância magnética, durante a qual lhes foram apresentadas fotos de seus filhos e seus cães, intercaladas com fotos de cachorros e crianças desconhecidas.
 
No relatório publicado pelo hospital, a co-autora do estudo, Lori Pallye, menciona que animais de estimação têm um lugar especial no coração e nas vidas de várias pessoas, e existem dados convincentes de estudos clínicos e laboratoriais que revelam que interagir com animais de estimação pode ser benéfico para o bem estar físico, social e emocional das pessoas.  "Vários estudos anteriores comprovaram que hormônios como a oxitocina – que está envolvida no laço materno e laço de relacionamento – aumentam depois da interação com animais de estimação, e novas tecnologias de imagem cerebral estão nos ajudando a começar entender a base neurológica de um relacionamento, algo que é super animador”, afirma.
 
Os resultados foram surpreendentes, mostrando que as áreas do cérebro relacionadas à emoção, recompensa, interação social e processamento visual tiveram um aumento em atividade quando as participantes olhavam para fotos de seus filhos e de seus cães. A região do cérebro associada à formação de laços acendia somente quando elas eram apresentadas com fotos de seus filhos, enquanto o giro fusiforme, região do cérebro envolvida no reconhecimento facial e em outras funções de processamento visual, teve uma resposta maior no cérebro para imagens de dono-cachorro do que imagens de mãe-filho: isso pode ocorrer por conta da dependência maior nas dicas visuais que se apresentam na comunicação com os pets. 
 
 
E você, também se considera uma verdadeira mãe de cachorro? Então acesse nossa Fanpage clicando aqui e participe do nosso desafio da maternidade: poste nos comentários uma ou mais fotos de momentos importantes entre mãe e filho de quatro patas!