Blog Malabo

Meu cachorro transpira?

Meu cachorro transpira?

Por Malabo 23/02/2016 10:54:49

Os cachorro suam pelas patas e pela língua, sua boca funciona como um “radiador”, expelindo o ar quente enquanto respira o ar frio. Este é o motivo pelo qual o cão arfa (momento em que o cachorro fica com a boca aberta, língua para fora e com respiração forte).
 
Nos dias quentes ou depois de exercícios mais intensos, os cães transpiram somente através das almofadinhas das patas. O famoso “arf-arf” que eles fazem quando estão com a língua de fora é a maneira de controlar e abaixar a temperatura do corpo.
 
Os cães só podem transpirar é através das almofadinhas das suas patas. O resto de sua pele coberta por pelo não possui glândulas de suor como a dos seres humanos. Com os gatos, ocorre  a mesma coisa. O "arf arf" que escutamos nos dias mais quentes ou após exercícios mais intensos tem uma função semelhante a de um radiador em um carro: durante a respiração, é realizada a troca do ar quente pelo mais frio, ajudando assim a resfriar o corpo. Ou seja, os cachorros não suam pela língua, ela só é uma ajuda no processo. A saliva não tem nada a ver com o suor do cão. 
 
Cães de raças como os pugs e buldogues têm maior dificuldade em manter o ar frio inspirado devido ao seu focinho curto, tornando a época de calor bem mais difícil para eles.  Por isso, lembre-se que, durante o verão, os passeios devem ser durante os horários mais frescos e sempre pela sombra, pois se o chão estiver muito quente, os coxins, que são as “almofadinhas” das patas, podem sofrer queimaduras. No Malabo Pet Resort, tomamos todas essas precauções para o que seu cão aproveite ao máximo das atividades com segurança e de forma saudável e prazerosa!